top of page

Galaktoboureko


Para quem gosta de provar novas sobremesas, segue essa belezinha da culinária grega. É uma torta folhada de leite, com creme, massa folhada e calda. Prefira assar o mais próximo possível do momento de servi-la, pois fica mais crocante. 

Segue a receita:


GALAKTOBOUREKO


Ingredientes: Massa e creme 300 gr de massa folhada ou philo 1/2 xícara de manteiga 4 xícaras de leite 3 ovos 2 gemas 1/2 xícara de açúcar 1 colher de sopa de semolina de trigo 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Calda 1 1/2 xícara de açúcar 1 xícara de água 1 colher de sopa de suco de limão um pouquinho de essência de baunilha


Modo de fazer:

Creme: 1. Ferver o leite e depois deixar amornar. 2. Bater bem os ovos e as gemas com o açúcar, até ficar bem consistente e volumoso. Juntar a semolina de trigo, a essência de baunilha e bater bem. Juntar o leite morno aos poucos, batendo sempre. 3. Despejar o creme numa panela e cozinhar em fogo brando mexendo sempre, até o creme engrossar. 4. Tirar do fogo e juntar a metade da manteiga derretida. Reservar. 5. Untar uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga derretida. Deitar a metade da massa folhada, untando cada folha com a ajuda de um pincel. 6. Despejar o creme cozido sobre a forma. Cobrir com o restante da massa folhada sempre untando bem cada folha. Com a ajuda de uma faca, fazer cortes na massa dentro da forma no tamanho desejado, assim fica mais fácil para servir os pedaços do doce. 7. Levar ao forno aos 190 C durante 15 minutos. Depois baixar a temperatura do forno para os 160 C e deixar assar por mais 35 minutos mais ou menos, até a massa pegar uma cor dourada.

Calda 1. Numa panela ferver todos os ingredientes da calda por mais ou menos 10 minutos. 2. Quando retirar o doce do forno, regar com a calda aos poucos com a ajuda de uma colher. Deixar esfriar sem cobrir o doce para que não amoleça a massa. Servir depois de frio, para que os pedaços já estejam mais consistentes. 3. Pode-se depois guardar na geladeira.

Para dar ainda mais sabor e beleza, sirva com sorvete de creme, mel e nozes. 


DICAS ADICIONAIS:

- Este é um dos doces mais tradicionais da Grécia, e como toda comida grega, com diversas receitas e variações que foram surgindo a partir do gosto local e pessoal. - Uma das variações mais comuns é o uso de suco de limão na calda. Se desejar, adicione o suco de ½ limão à calda. - Para quem gosta de limão e laranja, adicione raspas de limão e laranja aos ovos batidos. - Outra variação é o uso de mel na calda. Neste caso, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de mel à calda no início do preparo (eu usei). - Para quem gosta de cravo, adicione 6 cravos-da-índia à calda e retire depois de ferver. - Em algumas localidades da Grécia, é comum colocar um pouco de fubá no creme para deixá-lo com uma cor mais amarelinha. - Não coloque a massa quente dentro da massa folha e depois leve ao forno porque não vai folhar. - O galaktoboureko pode ser preparado com antecedência e guardado na geladeira na véspera, colocando para assar algumas horas antes de servir, assim ficará mais crocante. - Aqui no Brasil, já fiz esta torta com massa de pastel ao invés de massa folhada. Para quem gosta de uma crosta mais durinha e mais light, fica a dica.

Comments


© 2018 by Na Cozinha da Pati.

Vila Velha, Espírito Santo, Brasil. 

bottom of page